
Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT, Japão) estabeleceu um novo recorde mundial de taxa de dados usando uma fibra óptica de modo 55 de diâmetro padrão. Ao codificar a informação em 180 diferentes comprimentos de onda de luz e depois multiplexá-la, eles alcançaram uma velocidade de 1,53 petabits por segundo.
Essa largura de banda é suficiente para transportar todo o tráfego mundial da Internet em um único cabo de fibra óptica. Simplificando, isso é um milhão de vezes mais do que uma conexão gigabit comum.
Comparação de resultados NCT anteriores e atuais
A tecnologia aproveita os diferentes comprimentos de onda da luz disponíveis em todo o espectro. Uma vez que cada “cor” no espectro de luz visível e invisível tem sua própria frequência, pode ser feita para transportar seu próprio fluxo de informação independente. Os pesquisadores conseguiram uma eficiência espectral de 332 bps a 1 Hz. Isso é três vezes maior que o valor anterior, alcançado em 2019, quando foi alcançada uma eficiência de espectro de 105 bps a 1 Hz.
Fonte da imagem: NICT
A transmissão de informações foi realizada na banda C em 184 comprimentos de onda diferentes – frequências separadas e não sobrepostas, criadas para a transmissão simultânea de dados por cabo de fibra ótica. Como a maioria das fibras ópticas modernas, o novo sistema usa um único núcleo de vidro para transmitir dados, mas primeiro a luz é modulada em 55 fluxos separados que carregam diferentes informações. Na outra extremidade da fibra, os sinais de entrada são decodificados. Durante o experimento, a distância entre o remetente e o destinatário foi de 25,9 quilômetros.
Diagrama de um novo sistema de transmissão de sinal. Os números circulados referem-se à foto do sistema de transmissão acima.
Para ser justo, deve-se esclarecer que esta não é a transferência de dados mais rápida – em outubro, cientistas da Universidade Técnica Dinamarquesa e da Universidade de Tecnologia Chalmers em Gotemburgo, na Suécia, conseguiram atingir uma taxa de transferência de 1,84 Pbps usando um chip óptico. Isso é superior ao resultado dos cientistas japoneses, mas essa tecnologia óptica é experimental e está longe de ser comercializada. Os japoneses usavam um cabo óptico de 55 modos de tamanho padrão.
Fonte: Avalanche Notícias